top of page

Projeto

pulo

do sapo

mini leitor.png

O PULO DO SAPO: um projeto de alfabetização fácil e rápida

©  Luiz Carlos Cagliari

lccagliari@gmail.com

UNESP/FCL/Araraquara – UNICAMP/IEL

FAPESP  -  CNPq

 

1. A escola é um lugar onde se educa, se ensina e se aprende. O primeiro estudo escolar que as crianças fazem é a alfabetização. Alfabetização é uma disciplina tecnológica. Tem que ser encarada como ciência exata. Infelizmente, a escola brasileira é por demais humanística e por de menos tecnológica. O Projeto aplica uma teoria científica linguística moderna para ensinar um processo de alfabetização que pode ser executado em escolas, em associações ou mesmo em casa.

2. O método baseia-se em dois princípios básicos que são os fundamentos do ensino e da aprendizagem: habilidade (skill) e desafio (challenge), dentro de um espírito cognitivo baseado na criatividade. O professor precisa ser um profissional competente com boa formação para poder ensinar as habilidades ou regras de como se lê e se escreve. Os alunos precisam aprender essas regras, checando seus conhecimentos de forma criativa, resolvendo desafios novos, fazendo atividades complementares às que foram estudadas, sem o auxílio direto do professor.

3. A criatividade é a prova de conhecimento adquirido e seu uso é prova de inteligência cognitiva e prática. Embora o Projeto tenha uma ordem linear, não é absoluta, mas depende da competência educativa do professor ao se adaptar a cada classe, a grupos de alunos ou mesmo a indivíduos. A criatividade também está presente no modo como o professor usa de recursos complementares. Todo projeto é uma espécie de acordo que pode ser alterado à medida da necessidade. Se o aluno não aprendeu, não faz sentido repetir a lição do mesmo modo como foi ensinada antes.

4. A ideia inicial e fundamental é a seguinte: “Se o aluno souber como se faz para ler a palavra SAPO, ele saberá como se leem todas as outras palavras. Como falante de português, ele sabe falar o que as palavras significam. Então, só é preciso aprender os sons das letras. Se a gente lê SAPO, a gente sabe que as letras SAPO têm os sons da palavra SAPO.” A palavra é a noção central do ensino e do aprendizado. Em princípio, o necessário é aprender a ler a escrita de uma palavra. Escrever é decorrente do conhecimento da leitura.

5. O Projeto conta com quatro pequenos livros: 1) O Pulo do Sapo. Livro para aprender a ler. 2) O Pulo do Gato. Livro para aprender a escrever. 3) O Canto do Galo. Antologia de textos para leitura. 4) Informações para os pais e para os professores. Base histórica, teórica e metodológica. Além disso, há uma série de apostilas: 5) Atividades de Alfabetização – sugestões de trabalho.  6) Painéis para leitura e desafios. 7) Um programa minimalista de alfabetização. Outros materiais: 8) Vídeo explicando o uso do Projeto. 9) Livros de histórias infanto-juvenis escritos pelo autor do Projeto. 10) Bibliografia: livros e textos do autor.

bottom of page